Rio - Um falso taxista foi preso nesta quarta-feira (17), em Botafogo, na Zona Sul, por aplicar golpes em passageiros. Segundo a Polícia Civil, o criminoso é do estado de São Paulo, mas vinha para o Rio de Janeiro apenas para realizar o crime.
Segundo a delegada Daniela Terra, da 15ª DP (Gávea), Gabriel dos Santos Ferreira conduzia um carro com aparência de táxi sem credenciamento oficial e aplicava o golpe da maquininha no momento do pagamento da corrida.
"Quando a vítima ia efetuar o pagamento, ele oferecia uma máquina de cartão e nesse momento alegava que o aparelho estava com defeito e que precisava trocá-lo. Porém, nessa hora, ele também trocava o cartão da vítima por outro cartão de outra pessoa que também caiu no golpe", explicou.
As investigações começaram quando um passageiro, após pagar a viagem, percebeu diversas tentativas de compra em seu cartão. Ele então se dirigiu à delegacia e informou a placa do veículo e as características físicas do golpista. Os agentes conseguiram localizar o carro e o suspeito em Botafogo, onde ele foi detido e levado para a 15ª DP.
Com Gabriel, foram encontrados três máquinas de cartão, dois celulares, 53 cartões de crédito e oito placas de veículos. A delegada informa que o bandido tentava despistar a polícia alterando regularmente a identificação do falso táxi.
"O que chama atenção é que ele utilizava dessas placas e as trocava rapidamente de modo a dificultar o trabalho de investigação.", conta a delegada.
Segundo a Civil, o golpista teria afirmado que a sua área de atuação "preferida" é a Zona Sul do Rio, onde atuava da mesma forma há cerca de quatro meses, faturando, em média, R$ 10 mil por semana com a prática criminosa.
A corporação ainda comunicou que as investigações vão continuar para identificar outros possíveis beneficiários do golpe.