Rio - Um ônibus da linha 920 (Bonsucesso x Pavuna) foi sequestrado e usado como barricada, na manhã desta segunda-feira (14), na Estrada de Botafogo, em Costa Barros, Zona Norte. A Polícia Militar fez uma operação para prender envolvidos em roubos de veículos e de cargas no Complexo da Pedreira. Nove pessoas foram presas e cinco fuzis apreendidos.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus), três linhas que passam pela região sofreram alterações na rota: 778 (Pavuna x Cascadura), SVB665 (Pavuna x Saens Peña) e 920 (Pavuna x Bonsucesso).
A instituição informou que 65 coletivos já foram sequestrados neste ano. "Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca", diz a nota.
Além do ônibus, criminosos também colocaram fogo em objetos para usar como barricadas em ruas da região.
Um veículo blindado da PM foi deslocado para o local onde o ônibus estava e resguardou a segurança do coletivo, até que o mesmo fosse retirado. A via já está totalmente liberada.
Operação
Agentes do 41º BPM (Irajá) realizaram uma operação no Complexo da Pedreira, localizado entre Costa Barros e Pavuna, para reprimir a movimentação de criminosos envolvidos na prática de roubos de cargas e veículos. A região é controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Segundo a PM, a operação também visou coibir a movimentação de indivíduos ligados às disputas territoriais em diferentes pontos da Zona Norte, além da retirada de barricadas e obstáculos físicos, com o objetivo de garantir o direito de ir e vir da população local, bem como a entrada de veículos de concessionárias de serviços públicos essenciais.
Durante a ação, os militares se depararam com criminosos em deslocamento, gerando um confronto. Após o fim do conflito, nove suspeitos foram detidos e houve apreensão de cinco fuzis, uma pistola e uma granada. As armas tinham bandoleiras com os dizeres "gestão inteligente" e um dos fuzis tem uma gravação dizendo que é propriedade do governo dos Estados Unidos. A ocorrência foi registrada na 39ª DP (Pavuna).
No início da tarde desta segunda, cinco suspeitos foram transferidos para a 27ª DP (Vicente de Carvalho). Os outros quatro já estavam na distrital.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 14 unidades foram impactadas pela operação.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a ação causou impacto em três unidades da região: uma precisou suspender completamente o funcionamento; uma clínica da família mantém o atendimento, porém as atividades externas no território foram suspensas; a terceira suspendeu o início do funcionamento e avalia a possibilidade de abertura nas próximas horas.
Outras ações
A Zona Norte também foi palco de outras operações da PM nesta segunda. Em Madureira,
agentes realizaram uma ação na comunidade da Serrinha também para prender envolvidos em roubos de carga e de veículos. Houve confronto com suspeito baleado. Outros criminosos foram presos com drogas.
Em Cavalcanti, o 9º BPM (Rocha Miranda) atuou no Morro da Primavera.