Criança é atingida em tiroteio durante ação da Civil na Mangueira

Barricadas em chamas fecharam a Avenida São Francisco Xavier, uma das principais da Zona Norte

12/08/2026 | Por: O DIA

Criança é atingida em tiroteio durante ação da Civil na Mangueira

Divulgação

 Uma criança de 6 anos foi atingida por estilhaços durante uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRF) na Mangueira, Zona Norte, nesta quarta-feira (12). Barricadas foram incendiadas na Avenida São Francisco Xavier, após o confronto e pneus e caçambas de lixo em chamas bloquearam a via. Internado no Hospital Municipal Souza Aguiar, o menino está fora de perigo, segundo familiares. 

Segundo a Polícia Civil, policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) realizavam uma operação em um ferro-velho, suspeito de servir ao tráfico de drogas na Avenida Rei Pelé. Nesse momento, traficantes do alto da comunidade efetuaram disparos contra os agentes.  A Civil disse ainda que não houve revide.

No mesmo local, um ônibus da linha A29046 - 457 (Abolição x Copacabana) chegou a ser utilizado para fechar a rua. O coletivo já foi liberado, mas 19 linhas que passam na região tiveram os itinerários alterados.

Em meio ao tumulto, os agentes deixaram a comunidade. A Polícia Militar chegou a ser acionada e tenta conter a manifestação. O Corpo de Bombeiros atua no combate ao fogo.
A região é uma área de grande circulação, próxima de comércios, escolas e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), há interdição na via nos dois sentidos na altura da Avenida Rei Pelé. Como alternativa, motoristas que seguem em direção à Grande Tijuca podem optar pela Avenida Professor Manoel de Abreu.
Veja as linhas de ônibus impactadas:

- 239 Água Santa x Passeio
- 247 Camarista Meier x Passeio
- 238 Agua Santa x Castelo
- 455 Meier x Copacabana
- 457 Abolição x Copacabana
- 249 Água Santa x Carioca
- 254 Madureira x Candelária
- 629 Irajá x Saens Pena
- 630 Iapi da Penha x Saens Peña
- 363 Valqueire x Candelária
- 2345 Valqueire x Castelo
- 383 Realengo x Praça da República
- 621 Penha x Saens Pena
- 622 Penha x Saens Penha
- 627 Inhauma x Saens Pena
- 711 Rocha Miranda x Rio Comprido
- LECD150 Grajau x Siqueira Campos
- LECD151 Grajau x Leblon
- LECD155 Grajau x Gamboa
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) através da reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, em nota orientou que a comunidade acadêmica evite comparecer ao campus Maracanã nesta tarde. Além disso, a reitora da universidade orientou que alunos e docentes que já estejam no campus permaneçam no local temporariamente.

“Devido as condições de violência nas ruas no entorno do Maracanã, orientamos a toda comunidade para não vir em direção ao campus Maracanã, e para quem já está aqui, que permaneça até que as condições de segurança sejam reestabelecidas”, informou em documento enviado à comunidade escolar.

O documento não suspende oficialmente o turno de atividades no campus para esta quarta.

Fale Conosco pelo WhatsApp

- Mídia Kit
Jornalista responsável:
Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe