Maricá incentiva prática de Basquete 3x3 e fortalece o acesso ao esporte no município

Modalidade olímpica promove inclusão, dinamismo e qualidade de vida, com aulas oferecidas em Inoã

23/03/2026 | Por: Nova Edição

Maricá incentiva prática de Basquete 3x3 e fortalece o acesso ao esporte no município

Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, promove a prática do Basquete 3x3 no programa Maricá Cidade Olímpica, iniciativa que desde 2022 vem ampliando o acesso ao esporte no município. As atividades acontecem na Escola Municipalizada de Inoã e são voltadas a jovens a partir de 12 anos, proporcionando inclusão social, integração e qualidade de vida através da atividade física.

Modalidade olímpica em ascensão no país, o Basquete 3x3 é disputado por equipes com três jogadores, em vez dos cinco do formato tradicional, o que torna as partidas mais rápidas, dinâmicas e intensas. A proposta estimula agilidade, técnica e trabalho em equipe, além de fortalecer a convivência e o espírito esportivo entre os participantes.

Segundo o professor de basquete Pedro Henrique da Silva, a modalidade vem ganhando espaço em todo o país e coloca Maricá em posição de destaque. “O Basquete 3x3 é uma modalidade que vem crescendo no país e Maricá está na vanguarda dessa prática. O 3x3 evolui os atletas como seres humanos, desenvolve impulsão, comportamento sociomotor e distribuição de força”, explicou.

O atleta Gabriel Marins também destacou os benefícios do esporte. “É algo benéfico e gratificante, tanto para a saúde quanto para o desempenho. A gente não busca só o lazer; muita gente se apoia no esporte como uma base para a vida”, finalizou.

Foto: Elsson Campos

Fale Conosco pelo WhatsApp

- Mídia Kit
Jornalista responsável:
Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe