18/02/2026 | Por: Prefeitura Maricá
Divulgação
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno e da Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), promoveu nesta terça-feira (17/02) o sexto dia do Carnaval Maricá 2026, com blocos e shows que reuniram milhares de foliões nos quatro distritos da cidade. Um dos destaques da programação foi o cortejo do Cordão do Boitatá, grupo que conta com três décadas de tradição na folia, especialmente na capital fluminense.
Em Araçatiba, o coletivo promoveu momentos repletos de música e alegria, agitando moradores, visitantes e compartilhando a essência da raíz carnavalesca do país.
“Trouxemos o Cordão do Boitatá a Maricá, que tem 30 anos de experiência em proporcionar um Carnaval de excelência aos foliões. É um cortejo incrível, que arrasta multidões por onde passa, e que vem especialmente à nossa cidade desfilar em Araçatiba”, ressaltou Antônio Grassi, presidente da MARÉ.
Para Daiane Oliveira, de 35 anos, que acompanhou toda a programação em Araçatiba junto aos filhos, a segurança no local é um atrativo para a folia em família.
“Todos os anos estamos em Araçatiba e a programação é excelente, tanto para mim quanto para as crianças. O que mais me motiva em estar presente é a segurança, o ambiente familiar e os shows. Voltarei nos próximos anos”, pontuou.
Igor Pérez, de 38 anos, mora em Araçatiba e aproveitou a festa junto à esposa, aprovando toda a programação.
“O Carnaval em Maricá só tem pontos positivos: é tranquilo, seguro, de fácil acesso e todos são muito respeitosos. Sempre busco curtir a folia com segurança, por isso prefiro sempre estar na cidade, principalmente em Araçatiba, por ser próximo de casa”, acrescentou.
Folia com diversidade e inclusão
Durante a manhã desta terça-feira (17), o Bloco da Inclusão foi um dos pontos centrais da programação, reunindo cerca de 200 pessoas em uma iniciativa voltada à acessibilidade, ao acolhimento e à diversão para toda a família, realizada na Praça Tiradentes, em Araçatiba.
A atividade contou com show ao vivo, brinquedos para as crianças, além de dinâmicas e gincanas que estimularam a interação e a participação do público. O evento também disponibilizou o Espaço Acalmar, organizado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, oferecendo um ambiente adaptado e acolhedor para pessoas com sensibilidade sensorial.
“O Bloco da Inclusão mostra que o carnaval é uma festa para todos. O espaço foi preparado para que as pessoas se sintam bem, acolhidas e possam aproveitar a programação com tranquilidade”, destacou a secretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor.
Para Fernanda Bastos, mãe atípica, o evento representou a oportunidade de vivenciar o carnaval de forma segura e inclusiva. “Estou muito feliz de poder vir com meus três filhos em um bloco de carnaval. Desde que chegamos, eles não pararam de brincar. O Carnaval é uma festa em que eles podem participar e estão curtindo muito”, afirmou.
Segurança e bem-estar no Carnaval
Para o Carnaval 2026, a Prefeitura de Maricá organizou uma operação integrada com apoio das forças de segurança, equipes de ordenamento urbano, postos médicos, ambulâncias, banheiros químicos (inclusive adaptados para pessoas com deficiência), torres de observação e áreas de alimentação planejadas conforme as características de cada local da programação.
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania atua na identificação de crianças durante shows e desfiles. Além disso, há suporte de outros órgãos municipais, como Defesa Civil, Iluminação Pública, Transportes, Postura, Empresa Pública de Transportes (EPT) e Segurança Cidadã, entre demais setores envolvidos na operação.
Folia em toda a cidade
Nesta terça-feira (17), o Carnaval Maricá 2026 levou blocos e shows a diferentes bairros da cidade, com programação distribuída ao longo do dia. Em Itaipuaçu, o circuito Claudinho Guimarães concentrou parte das atrações, como Quem Ama Cuida, Bistrô Bloco, A Diva, Buricutico Balacobaco da Hevilly, Flaskina, Ilarí e Da Coruja, além do Fla 70, na Praça da 70. Também houve atividades no Centro, com os blocos Nossa Voz e Vai, Vomita e Volta; na Barra de Maricá, com o Ratos de Praia; em São José do Imbassaí, com o Bloco do Flamengo; em Santa Paula, com o Chupa Mas Não Baba; em Bambuí, com o É Nesse Que Eu Vou; em Ponta Negra, com o 100% Piranha; e em Cordeirinho, com o Vovó do Samba.
A folia segue nesta quarta-feira (18), com o bloco Liga a Bomba em Itaipuaçu, no circuito Claudinho Guimarães, com concentração a partir das 12h e desfile previsto para às 17h. A programação completa está disponível no aplicativo “Carnaval Maricá”, que pode ser encontrado na loja de aplicativos de dispositivos Android e iOS.
- Mídia Kit
Jornalista responsável:
Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe
Maricá/RJ (21) 98763-5117 nvedicaorj@gmail.com