Liderança do TCP morre em confronto com policiais civis em Vargem Grande

Em Vargem Pequena, a Polícia Militar prendeu oito homens

10/02/2026 | Por: O DIA

Liderança do TCP morre em confronto com policiais civis em Vargem Grande

Divulgação

Thiago Pereira Barbosa, conhecido como TH, apontado como uma das principais lideranças do Terceiro Comado Puro (TCP), morreu durante um confronto com policiais civis, na manhã desta terça-feira (10), em Vargem Grande, na Zona Sudoeste. Em Vargem Pequena, a Polícia Militar realizou uma operação e prendeu oito homens.

Segundo a Polícia Civil, no momento da abordagem e ao receber voz de prisão, TH atirou contra os agentes, dando início a uma breve troca de tiros. Ele foi baleado e não resistiu aos ferimentos. A equipe apreendeu o fuzil que ele usava.
De acordo com as investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE), o homem liderava o tráfico nas comunidades Pombo Sem Asa e Canal, ambas em Vargem Grande. Ele seria responsável pela coordenação das atividades ilícitas, pelo controle territorial armado da região e pelo cumprimento direto de ordens do TCP.
Thiago tinha um extenso histórico criminal, com cerca de dez passagens policiais, incluindo registros por homicídio, tráfico de drogas e roubo de veículos. Para a Polícia Civil, isso "evidencia seu elevado grau de periculosidade e a relevância de sua atuação no fortalecimento da organização criminosa na região".

Operação do Bope
Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram uma operação, nesta terça-feira, na comunidade César Maia, em Vargem Pequena, bairro vizinho à Vargem Grande. Oito homens foram presos.
Entre os detidos está Willians da Silva Santos de Almeida, conhecido como Lilinho. A PM informou que ele é um dos principais integrantes do grupo que organizou invasões nas comunidade Camorim e Asa Branca, na região de Curicica, também na Zona Sudoeste. Ele tem anotações criminais por roubos, tráfico de drogas e homicídio.
Além de Lilinho, a PM prendeu um homem que ameaçava comerciantes na região da César Maia, que é controlada pelo Comando Vermelho. Na ação, o Bope apreendeu dois fuzis, uma pistola e uma granada.
Segundo a corporação, a operação foi desencadeada a partir de um trabalho de inteligência integrado entre a Subsecretaria de Inteligência (SSI) e o Bope, que identificou a atuação de criminosos autodenominados "Equipe Caos". O grupo é apontado como responsável por investidas armadas em comunidades da Zona Oeste, promovendo confrontos e tentando expandir a atuação do tráfico de drogas na região.

De acordo com a apuração, a quadrilha participou de ataques à comunidade do Rola, em Santa Cruz, e articulava novas incursões nas comunidades do Camorim e Asa Branca.

Fale Conosco pelo WhatsApp

- Mídia Kit
Jornalista responsável:
Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe