A cidade do Rio permanece no terceiro nível do Protocolo de Calor nesta segunda-feira (12), com temperaturas estáveis e elevadas, com máxima prevista de 41°C, podendo superar o recorde de
dia mais quente do ano, registrado no domingo (11).No Centro do Rio, itens como bonés, óculos escuros, garrafas de água e até sombrinhas se tornaram indispensáveis. Ao DIA, professora argentina, Andrea, 40 anos, contou aproveitar os dias quentes para curtir com a família.
"Estou 7 dias aqui, o calor é bom para aproveitar, essa é a ideia. Estou bebendo muita água, procurando sombras, protetor solar. Estamos todos conhecendo o Rio", disse.
Já para o conferente logístico Luiz Alberto da Silva Salomão, 69 anos, que estava acompanhado da mulher, só carioca consegue suportar e gostar desse tempo.
"O calor do Rio de Janeiro é só pra quem aguenta mesmo, E o povo brasileiro tem que ser investigado pela Nasa, né? Porque quem aguenta esse calor? Eu até espero mais calor, porque eu sou carioca", brincou.
Segundo o Sistema Alerta Rio, ainda nesta segunda (12), a umidade relativa do ar mínima poderá atingir valores entre 21% e 30%, no período da tarde, em áreas afastadas do litoral.
No domingo, os termômetros registraram, às 14h25, 40 °C em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A cidade está no nível 3 desde sábado (10).