A
Operação Barricada Zero voltou, nesta terça-feira (25), a comunidades do Rio e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e de Queimados, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No segundo dia de ações, as equipes ampliaram a atuação para Mesquita, reconstroem vias e continuam removendo as estruturas instaladas por criminosos. Um homem acabou baleado e sete suspeitos presos. Até o momento, 210 toneladas de barricadas foram retiradas e quatro pistolas apreendidas.
No Complexo da Manguerinha, em Caxias, um servidor da prefeitura acabou baleado no ombro, quando criminosos atiraram contra policiais que faziam a segurança de trabalhadores no local. A informação foi divulgada pelo secretário do Gabinete de Segurança Institucional e coordenador da Operação Barricada Zero, Edu Guimarães, em coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, Centro do Rio.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, Mário Barreto Rosa Junior, de 46 anos, deu entrada no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo às 11h07 e passou por avaliação da equipe multidisciplinar, apresentando bom estado geral, mobilizando os quatro membros e sem reclamar de dor. A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes para realizar tomografia e será avaliado pela neurocirurgia e ortopedia.
"Tivemos um servidor da Prefeitura de Caxias que foi baleado no Complexo da Mangueirinha. É importante que a gente informe que o terreno estava estabilizado, houve um tiro direcionado a policiais que faziam a segurança dos trabalhadores. Esse trabalhador atingido está sem gravidade, foi socorrido. Nós adotamos medidas para resguardar a segurança de todos os trabalhadores que atuam na localidade e medidas adicionais estão sendo adotadas para garantir a efetividade da operação", explicou Guimarães.
Entre as medidas anunciadas pelo coordenador, está a atuação do policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na Mangueirinha. Ainda na comunidade, equipes do 15ª BPM (Duque de Caxias) prenderam três criminosos e apreenderam três pistolas, na comunidade do Corte 8. Criminosos também sequestraram dois ônibus na região e, por conta da insegurança, escolas e unidades de saúde tiveram o funcionamento impactado.
"Tivemos uma intercorrência no município de Duque de Caxias, com dois ônibus que foram utilizados por criminosos da localidade para tentar interromper o trânsito na Avenida Presidente Kennedy, nas imediações do Complexo da Mangueirinha. A atuação desses criminosos está sob investigação da Polícia Civil e a Polícia Militar atuou imediatamente para cessar a atuação desses criminosos", disse o coordenador da operação.
Os militares também atuam na comunidade do Grão Pará, em Nova Iguaçu, onde prenderam dois suspeitos com drogas e 11 radiotransmissores. Na Cidade de Deus, Zona Sudoeste do Rio, equipes chegaram ao chamado "Beco Efraim", entre as ruas Efraim e Jericó, e na via de acesso à Avenida Cidade de Deus, onde foram removidas barreiras de concreto e outros obstáculos feitos com caixas d'água de amianto e pedra.
Os policiais ainda realizam a Operação Barricada Zero nas comunidades do Jardim Catarina, em São Gonçalo, São Simão e Dom Bosco, em Queimados, e da Chatuba, em Mesquita. Até o momento, não há registro de prisões ou apreensões nessas áreas e não houve impacto nas unidades de saúde e educação.