Mulher é presa com 30 pistolas que saíram de São Paulo com destino ao Complexo do Alemão

Ela, que era passageira de um ônibus de turismo que saiu do Brás, carregava três caixas com almofadas, mas peso chamou a atenção dos agentes

12/11/2025 | Por: O DIA

Mulher é presa com 30 pistolas que saíram de São Paulo com destino ao Complexo do Alemão

Divulgação

Uma mulher foi presa em flagrante, nesta terça-feira (11), enquanto fazia o transporte de 30 pistolas de São Paulo para o Complexo do Alemão, na Zona Norte, que é dominado pelo Comando Vermelho (CV). A ação faz parte da Operação Contenção, que tem o objetivo de combater a expansão territorial da facção criminosa.

A mulher, passageira de um ônibus de turismo, saiu do bairro do Brás, em São Paulo, com destino à capital fluminense. Após trabalho de inteligência da polícia, o veículo foi parado no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, Sul Fluminense.

Durante revista no ônibus e no bagageiro, foi constatado que ela carregava três caixas de papelão com seis almofadas. O peso da bagagem, no entanto, chamou a atenção dos agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e da 17ª DP (São Cristóvão), que quando abriram os produtos se depararam com as armas.

As 30 pistolas semiautomáticas, de calibres e marcas variadas, além de 63 carregadores, estavam cuidadosamente embalados e ocultos no interior das almofadas. De acordo com a Polícia Civil, a quantidade de armamento demonstra a sofisticação logística e o elevado poder ofensivo das quadrilhas armadas que atuam no tráfico de drogas no Rio.

Segundo informações preliminares, a mulher teria sido contratada por uma intermediária para transportar as armas para o Rio. Chegando na capital fluminense, um motorista de aplicativo entraria em contato para recolher as caixas e entregá-las no Complexo do Alemão. A investigação prossegue para identificar os outros integrantes da organização responsável pelo transporte e distribuição das armas.

Armas iriam para local onde aconteceu megaoperação

As pistolas encontradas com a mulher tinham como destino o Complexo do Alemão, onde, há pouco mais de duas semanas aconteceu uma megaoperação, também parte da Operação Contenção, que terminou com 121 mortos, incluindo quatro policiais.

A ação, que aconteceu também no Complexo da Penha, se tornou a mais letal da história do Brasil. Na ocasião, ainda foram apreendidas 120 armas, sendo 93 fuzis. O prejuízo para o crime organizado foi estimado em R$ 12,8 milhões. Além dos mortos, a megaoperação teve 113 presos. Deste número, 33 são de outros estados.

Fale Conosco pelo WhatsApp

- Mídia Kit
Jornalista responsável:
Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe