UPA de Costa Barros será reaberta em 27 de outubro, afirma Paes

Unidade está fechada desde 30 de setembro, após invasão de criminosos armados

18/10/2025 | Por: O dia

UPA de Costa Barros será reaberta em 27 de outubro, afirma Paes

 A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, será reaberta no próximo dia 27 de outubro. A informação foi confirmada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) na tarde deste sábado (18). Segundo ele, o espaço passou por reformas nos últimos dias para melhorar o atendimento à população, que vinha reivindicando a reabertura da unidade.Entre as mudanças estão a instalação de câmeras de monitoramento dentro e na fachada da unidade. Os equipamentos também passaram por manutenção e os insumos com prazo de validade próxima foram substituídos.

A UPA de Costa Barros está fechada desde 30 de setembro, quando homens armados invadiram o local e sequestraram dois pacientes, após confundi-los com criminosos rivais. Na ocasião, funcionários também foram ameaçados. Por causa da falta de segurança, a Polícia Militar determinou a ocupação do entorno por tempo indeterminado.

"Conversei com o governador Cláudio Castro pela manhã, e mais uma vez ele reafirmou o compromisso das forças de segurança pública na proteção dos profissionais. Quero deixar também um recado muito claro. A Prefeitura do Rio de Janeiro não vai deixar de prestar serviço público em nenhum território desta cidade. É inaceitável que esses vagabundos fiquem ameaçando profissionais de saúde e prejudicando o atendimento à população", disse Paes à imprensa.

Além do prefeito, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, também esteve na UPA neste sábado. Um dia antes, Soranz se reuniu com os profissionais da unidade para planejar a retomada do funcionamento do espaço.
UPA não tinha câmeras a mando de bandidos
Quando foi invadida por criminosos, a  UPA de Costa Barros era a única da cidade a funcionar sem câmeras de monitoramento, tanto na área interna, quanto na fachada. A ausência do equipamento foi uma determinação de criminosos da região.
De acordo com uma pessoa ligada à pasta, a recolocação dos equipamentos de segurança já teve início, como parte de melhorias realizadas recentemente tendo como objetivo a reabertura da unidade.
Histórico de violência preocupa a prefeitura
Fale Conosco pelo WhatsApp

- Mídia Kit
Jornalista responsável:
Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe