De mocinha à delegada 'possuída': Taís Araújo encerra 'Vale Tudo' e estreia em série de terror

Atriz teve de usar lentes brancas e não enxergava nada em alguns momentos das gravações: 'Era difícil'

12/10/2025 | Por: O Dia on line

De mocinha à delegada 'possuída': Taís Araújo encerra 'Vale Tudo' e estreia em série de terror

DIVUGAÇÃO

Rio - Após emocionar o público como Raquel Acioly em "Vale Tudo", Taís Araújo se prepara para um desafio completamente diferente: protagonizar uma série de terror. A atriz estará em "Reencarne", nova produção original do Globoplay que estreia no dia 23 de outubro, e promete levar o gênero a um território pouco explorado na teledramaturgia nacional: o cerrado goiano.

Na trama, Taís interpreta a delegada Bárbara Lopes, chefe da Divisão de Homicídios de Goiânia. Cética e extremamente dedicada à profissão, ela vê sua rotina virar de cabeça para baixo quando começa a enfrentar fenômenos paranormais que desafiam sua lógica racional — inclusive a incorporação de um espírito — em cenas intensas e visualmente arrepiantes.

“Ela é atravessada pelo sobrenatural e é obrigada a lidar com isso. Tem toda essa complexidade e aí tem a filha dela no meio. Tem toda a questão que é o trabalho dela, mas mexe com a filha. É uma personagem que deu trabalho — a vida da Lopes é dureza”, antecipa.

Taís define Lopes como uma personagem muito complexa, diferente de tudo o que já fez. “Ela não acredita no sobrenatural, mas é obrigada a lidar com ele quando isso começa a afetar sua filha dentro de casa”, diz.

Medrosa assumida, a atriz confessa que o convite do diretor José Luiz Villamarim a deixou em dúvida se aceitaria ou não o papel. “Tenho pavor de filme de terror. Sou medrosa, daquelas que assistem fechando os olhos. Quando o Zé me chamou, falei: ‘Você tá maluco? O que eu vou fazer numa série de terror? Não tem condições’. Mas li o roteiro e achei muito bom. Era roteiro de série boa. Aí eu encarei e disse: ‘Vou fazer esse negócio. Sabe Deus como’”, detalhou.

O receio em aceitar o papel acabou rapidamente quando começaram as gravações. “Fazer terror não dá nenhum medo. É divertidíssimo. Sabe quando a gente brinca de dar susto no outro? É engraçado pra quem dá o susto, né? É a mesma sensação. Isso é muito legal. Viramos crianças e brincamos de assustar o outro. Só que é uma série super séria. Se não fosse tão leve de fazer, eu, que sou medrosa, não conseguiria. Não seria bom.”

Com 30 anos de carreira, a atriz de 46 anos, que começou na TV em 1995, na novela "Tocaia Grande", da extinta TV Manchete, disse que já fez “quase tudo nessa vida” e resolveu se desafiar nessa novidade. “Terror eu não achei que iria fazer, nem que seria convidada, tampouco que eu toparia... Nosso set era de paz, era amoroso, divertidíssimo. Ficamos bons dias em Goiás e foi ótimo.”

Olhar assustador
Em algumas cenas, a personagem de Taís revira os olhos e usa uma lente toda branca, que dá um visual mais aterrorizante. “Foi bem divertido de fazer, mas era difícil, porque eu não via com essa lente, eu não enxergava nada. Então tinha que ser levada por alguém pelo braço. Tecnicamente era difícil, mas foi ótimo de fazer.”

Com cenas de horror gráfico, elementos clássicos do terror — como possessões e forças ocultas — e um toque de romance e desejo, "Reencarne" se destaca por trazer o gênero para um cenário inusitado.
“Terror é um gênero muito técnico. É um gênero que exige muita fé cênica da gente, porque eu estudava aquilo ali muito. Mas é muito técnico: tudo conta história. A trilha sonora conta história, a iluminação conta história, a maquiagem conta história, os efeitos contam história — aquela coisa do olho branco.”

Na vida real, a atriz disse que acredita no sobrenatural: “Tem coisas que não dá para explicar, para o bem e para o mal. Lógico que dou muito mais importância ao amor do que ao ódio. Toda a minha energia é para o bem. Sobre o mal, eu finjo que não existe, mas eu acredito, sim.”

Criada por Amanda Jordão, Elísio Lopes Jr., Flávia Lacerda, Juan Jullian e Igor Verde, "Reencarne" gira em torno de Túlio (Welket Bungué), ex-policial que sai da prisão após 20 anos, condenado pela morte de seu melhor amigo, Caio (Pedro Caetano).
A vida dele muda radicalmente quando Sandra (Julia Dalavia) aparece dizendo ser a reencarnação de Caio. Enquanto isso, o cirurgião Feliciano (Enrique Diaz) ultrapassa todos os limites para salvar a esposa doente, e a delegada Bárbara Lopes (Taís Araújo) investiga uma série de assassinatos marcados por ferimentos misteriosos — e começa a viver experiências sobrenaturais que desafiam sua visão racional do mundo.

Final feliz para Raquel em 'Vale Tudo'

O elenco já festejou o encerramento de "Vale Tudo", que termina na sexta-feira (17), mas os finais dos personagens e a autoria de Quem matou Odete Roitman? ainda são um mistério. Taís, que chegou a dizer em entrevista que ficou "triste e frustrada" com o fato de Raquel voltar a vender sanduíches no meio da novela, o que não aconteceu na trama original, afirmou que gostou do desfecho da personagem. “É bem perto da primeira versão. Vai ser um final bom”, antecipou.

Como "Reencarne" foi toda gravada em 2023, após um longo período no ar em horário nobre, os planos agora são de descanso: “Vou tirar férias, pelo amor de Deus, eu preciso”, concluiu.
Fale Conosco pelo WhatsApp

- Mídia Kit
Jornalista responsável:
Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe