O Brasil é o maior campeão da Copa América feminina. Em dez edições, conquistou nove títulos e apenas um vice — para a Argentina em 2006. Nas últimas cinco edições, a seleção brasileira terminou campeã em todas, enquanto a Colômbia ficou em segundo lugar em quatro ocasiões.
Foi uma final de tirar o fôlego. O Brasil não teve vida fácil e precisou correr atrás do resultado durante todo o jogo. A Colômbia abriu o placar com Linda Caicedo, mas o Brasil buscou o empate de pênalti com Angelina no último lance do primeiro tempo.
O jogo ficou eletrizante na etapa final. A Colômbia ficou na frente do placar duas vezes com gol contra de Tarciane e outro de Mayra Ramírez. Mas o Brasil foi persistente e mostrou resiliência. Amanda Gutierres e Marta, que acertou um chute lindo de primeira da entrada da área, manteve a Seleção viva.
A decisão foi para a prorrogação. O cansaço bateu na porta das seleções, e o jogo ficou mais truncado. Mas o Brasil tem Marta. No último lance do primeiro tempo, a Rainha do futebol voltou a marcar e colocou o Brasil em vantagem na frente mais uma vez.
A tensão tomou conta do jogo nos últimos 15 minutos. O Brasil teve uma chance com Johnson no início, mas Tapia salvou a Colômbia. Depois, a seleção brasileira tentou defender a vantagem, mas o gol de falta de Leicy Santos, aos nove minutos, igualou tudo novamente e levou a decisão para os pênaltis.
Lorena defende duas cobranças, e Brasil é campeão pela 9ª vez
Nas penalidades, o Brasil largou na frente com Tarciane, mas na segunda cobrança ficou em desvantagem após Tapia defender o chute de Angelina. Depois, Amanda Gutierres e Mariza converteram, enquanto as colombianas perderam duas seguidas, incluindo uma defesa de Lorena.
Marta teve a chance de marcar o gol do título na última cobrança, mas Tapia defendeu. Após evitar o título do Brasil, a Colômbia empatou com Linda Caicedo e levou a disputa para as cobranças alternadas. Johnson e Luany converteram para o Brasil, mas Lorena defendeu a segunda cobrança das colombianas e garantiu o título.