"Aqui na base eu tive oportunidade, mas não a liberdade de mostrar quem eu sou. Joguei de centroavante em alguns jogos, mas foi um bom aprendizado. Às vezes as coisas passam para você aprender e amadurecer. Vir aqui naquela época me fez crescer e mudar a mentalidade para o que veio depois na carreira. Não sabia que naquela época sairia para voltar sendo a maior contratação. Acho que é destino, Deus, caminho... hoje estamos aqui e espero demonstrar tudo que eu tenho que não demonstrei naquela época."
"O Filipe me mostrou o modelo de jogo e mostrou que, dentro desse modelo, eu já vinha fazendo algumas coisas no Atlético de Madrid, que é estar aberto, pedir a bola nas costas, dar profundidade para a equipe. Fiquei mais tranquilo, porque assim consigo me adaptar rapidamente para o estilo de jogo que ele pede. Vou tentar colocar em prática nos jogos."
Retorno ao Brasil
"Há um mês eu falei com a minha mãe: imagina eu voltar para o Brasil, perto da família. Eu nunca pensei na idade, acho que o mercado brasileiro tem crescido muito. No Mundial você viu. Joguei contra o Botafogo na última rodada e nos colocarem dificuldades. Eles também têm muita qualidade. O Brasil vêm em um crescimento gigantesco. Encontrei com o Memphis quando estava de férias em São Paulo e ele falou que o futebol estava crescendo, a estrutura e tudo. Depois que começou o interesse do Flamengo não pensei que era novo e deveria continuar na Europa. Falo para o meu empresário, Flamengo é um clube gigantesco no Brasil. se fosse na Europa também brigaria por títulos. Nunca pensei na idade ou por ser novo. Quando o projeto é bom e vai fazer você crescer, demonstrar seu futebol e aquilo que você ama e sabe fazer, não tem idade."
Sonha da Copa do Mundo
"Está chegando. O ciclo está mais curto agora. Vim para o Flamengo também em busca desse objetivo na minha carreira. Na última pré-lista foram cinco, seis jogadores daqui. Tem jogadores de alta qualidade e sempre visado pela Seleção, disputando títulos. Isso faz com que os jogadores sejam mais visados pelo pessoal da Seleção. Meu sonho e objetivo é jogar pela Seleção, atuar em uma Copa do Mundo. Vim para o Flamengo para buscar esse objetivo. Vou trabalhar o máximo que eu puder por isso."
Condição física
"Quando se entra em um jogo já corrido, ontem me custou um pouco a pegar o ritmo. Nos primeiros cinco minutos. Mas depois consegui me encaixar bem dentro do jogo. Se o Filipe quiser me usar de titular 40, 50, 60 minutos, estou preparado. Vim para o Flamengo preparado."
Camisa 16
"A camisa eu não sabia (que tinha sido a do Filipe Luís). Me contaram aqui e fiquei muito feliz por ser a camisa de um jogador que fez uma história gigantesca no futebol, no Atlético de Madrid e no Flamengo. Na verdade eu nem pensei nisso. Peguei porque usei esse número quando jogava no Valencia, que foi um ano muito especial para mim. É um número que gosto muito."
Gol anulado na estreia
"Estou ansioso. Espero que esse momento volte a acontecer e que não seja impedido. Atmosfera incrível, Maracanã lotado, jogo importante. Poderia ser uma estreia perfeita com o gol da vitória, mas fico muito feliz com esse jogo, espero dar continuidade e manter meu trabalho aqui."
Samuel "Liso"
"Meu nome é Samuel Lino, não tem nada de Samuel Liso (risos). Quero que me chamem de Samuel Lino, Lino, Samu, não importa. Que seja o meu nome."