Meia Maratona do Rio é marcada por surpresa de amor, emoção e superação

A corredora queniana Winnie Jepkosgei Kimutai venceu com o tempo de 1h07min50

21/06/2025 | Por: O Dia

Meia Maratona do Rio é marcada por surpresa de amor, emoção e superação

DIVUGAÇÃO

Rio - A Meia Maratona do Rio, que aconteceu neste sábado (21), foi marcada por momentos de amor, emoção e superação para os corredores. O evento, que vai até domingo (22), reúne 60 mil corredores nas ruas da Zona Sul.

A prova foi vencida pela corredora queniana Winnie Jepkosgei Kimutai, que fez tempo de 1h07min50, estabelecendo o melhor tempo feminino em solo brasileiro.

“Hoje estou muito orgulhosa! No início, nem passava pela minha cabeça que eu poderia alcançar essa marca. Mas, quando percebi que estava indo bem, dei o meu melhor”, disse Kimutai.

O pódio feminino também contou com a presença da brasileira Franciane dos Santos Moura, que completou a prova com tempo de 1h16min34, ocupando o terceiro lugar, seguida por Jessica Ladeira Soares (1h16min56) e Kleidiane Barbosa Jardim (1h17min12), com a quarta e a quinta posição, respectivamente.

No masculino, o brasileiro Fábio Jesus Correia cruzou a linha de chegada em 4º lugar, com o tempo de 1h03min26, e Giovane finalizou em 5º, com 1h04min47.

Um casal de cegos Filipe Oliveira e Geise Farine escolheram a meia maratona para celebrar o amor e fazer sua despedida de solteiro. Os dois se conheceram na edição do ano passado, após realizarem a prova.

Neste ano, eles foram acompanhados pela guia Luciana Torres, que admite ser fã do casal. Para ela, foi uma honra poder se doar nessa prova para eles.

“Eu sou fã desse casal, é meu favorito. Foi incrível! Energia boa, lugar lindo, fui descrevendo tudo que estava acontecendo ao redor, encontramos muitos amigos. E para mim é um privilégio imenso ter saúde para poder proporcionar a alguém uma experiência dessa. Com o maior prazer doei a minha prova pra eles.

Luciana, que é de São Paulo, já correu outras maratonas como guia de pessoas com deficiência.

Desde quinta-feira (19), os corredores se dividem em quatro provas distintas, além da tradicional de 42 km, que acontece neste domingo (22). No feriado de Corpus Christi, aconteceu a corrida de 5 km e na sexta (20) os corredores percorreram 10 km. Nesta Meia Maratona, o percurso é de 21 km.

O evento conta com 60 mil inscritos, se tornando a maior edição da história. Além disso, também houve um recorde de participação feminina, que representa 52% das inscrições.

A pista da maratona também foi palco para o início de novos relacionamentos. Um homem aguardou o fim da corrida para pedir sua amada em namoro. O pedido, que contou até mesmo com um buquê de rosas, emocionou o público presente e causou surpresa em Fernanda, que estava disputando a prova.

Muitos também vieram de outros estados com o objetivo de participar da corrida e aproveitaram para conhecer os pontos turísticos da cidade. É o caso de Marcelo Pereira, que é natural do Rio Grande do Norte.

“Vim para a corrida como objetivo, mas estou de férias e aproveitei para passear e descansar, conhecer novos lugares. Corri hoje e na quinta-feira, os 5 km”, disse.

Para ele, participar da maratona pode ser descrito como “indescritível”.

“Uma vibe muito massa! Prova com um visual perfeito. Apesar de alguns problemas, a serem resolvidos, mas, no geral, para mim, uma sensação de um ciclo de treinamento cumprido”, explicou.

Entre os problemas citados, a entrega dos kits foi um dos apontamentos feitos por Pereira. Segundo ele, a logística poderia ser melhor.

“Muita demora e fila nas entregas. A estrutura precisa ser repensada para a quantidade de inscrições que são vendidas. Kit fraco, a logística da entrega não é legal. A loja na entrega estava com poucos caixas. Isso demanda uma tarde toda perdida só para receber kits! Cansa o atleta que no outro dia vai correr. Um absurdo!”, reclamou ele.

No caso da Meia Maratona e da Maratona, o percurso conta com ida e volta pelos bairros Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Flamengo, Glória, Centro, Saúde, Gamboa e Santo Cristo, terminando no Aterro do Flamengo.


Fale Conosco pelo WhatsApp

- Mídia Kit
Jornalista responsável:
Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe