Rio - Assim como fez contra o Liverpool em 1981, o Flamengo colocou mais um inglês na roda. Com uma atuação avassaladora no segundo tempo, o Rubro-Negro venceu o Chelsea, da Inglaterra, por 3 a 1, de virada, nesta sexta-feira (20), na Filadélfia, pela 2ª rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes. Os ingleses abriram o placar com Pedro Neto no primeiro tempo, mas a equipe carioca virou na etapa final com Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan.
Com a vitória, o Flamengo venceu pela segunda vez no Mundial de Clubes, se isolou na liderança do Grupo D com seis pontos e encaminhou a vaga nas oitavas de final. Já o Chelsea, por sua vez, segue em segundo, com três. O Rubro-Negro volta a campo no dia 24, às 22h (de Brasília), contra o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, em Orlando, enquanto o time inglês encara o Espérance, da Tunísia, no mesmo dia e horário, na Filadélfia.
O primeiro tempo foi equilibrado na Filadélfia. O Flamengo teve mais controle da partida, mas não conseguiu criar muitas oportunidades de perigo para o goleiro Robert Sánchez. O lance mais perigoso foi um chute de Gerson após cobrança de falta de Arrascaeta na segunda trave, mas Levi Colwill tirou na linha.
A atuação do Flamengo no primeiro tempo só não foi perfeita porque um erro de Wesley custou caro. O lateral bateu cabeça com Pulgar no meio-campo e perdeu a bola para Pedro Neto. O atacante português correu com liberdade e bateu na saída de Rossi para abrir o placar, aos 13 minutos.
O jogo ficou mais animado na etapa final. O Flamengo voltou avassalador e quase empatou aos oito, mas Plata não conseguiu completar o rebote do chute de Gerson. Depois, o equatoriano quase marcou em chute da entrada da área, mas Robert Sánchez fez grande defesa.
O Flamengo resolveu aumentar a pressão. Bruno Henrique entrou no lugar de Arrascaeta, e a mudança foi determinante para a virada. Aos 16 minutos, Plata desviou cruzamento para a segunda trave e encontrou Bruno Henrique livre. Depois, aos 19, foi a vez do camisa 27 desviar para o segundo pau e dar assistência para Danilo.
Os dois gols em três minutos levou a Nação à loucura na Filadélfia. O Chelsea, por sua vez, sentiu o baque. A situação do time inglês piorou quando Nicolas Jackson foi expulso, aos 22 minutos, após apenas pouco mais de quatro minutos em campo. Em vantagem numérica, o Flamengo aproveitou para definir o jogo. Em contra-ataque, Plata fez boa jogada com Wallace Yan, e o garoto fez o terceiro.