Niterói realiza a quarta edição do Projeto Abolição no próximo domingo, no Caramujo

Evento, realizado no Dia da África, contará com música, gastronomia e atividades culturais com foco na ancestralidade, cultura afro-brasileira e luta por justiça, respeito e igualdade

24/05/2025 | Por: O Dia

Niterói realiza a quarta edição do Projeto Abolição no próximo domingo, no Caramujo

DIVUGAÇÃO

Niterói – Neste domingo (25), a partir das 9h, a Prefeitura de Niterói promove a quarta edição do Projeto Abolição, no bairro do Caramujo, Zona Norte da cidade. Realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e pela Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial, o evento oferecerá uma programação diversa, com rodas de conversa, oficinas, feira de economia criativa, apresentações musicais, espetáculo infantil, área kids, DJs e shows.

“Celebrar o Dia da África com o Projeto Abolição é reconhecer a força da nossa ancestralidade e o papel fundamental da cultura afro-brasileira na formação de Niterói. Eventos como esse fortalecem vínculos, resgatam memórias e apontam caminhos para uma sociedade mais consciente, diversa e respeitosa”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Claudia Almeida, destaca a importância do evento para reafirmar a história de luta do povo negro e o compromisso com ações que promovam uma sociedade mais justa e igualitária.

“Ao celebrarmos o Projeto Abolição no Dia da África, reafirmamos que a história do povo negro é resistência, memória viva e criação potente. É tempo de honrar nossas raízes com orgulho e seguir lutando por justiça. Reforçamos o compromisso com políticas públicas que enfrentem as desigualdades raciais, promovam inclusão e garantam direitos às comunidades tradicionais. A luta pela justiça social, iniciada por nossos ancestrais, inspira ações no presente para construirmos um futuro onde a diversidade seja plenamente respeitada”, afirma a secretária.

O Projeto Abolição tem como objetivo promover a reflexão sobre a história da escravidão e a memória da luta por liberdade, além de valorizar a cultura e a identidade afro-brasileira.

Segundo o subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, é fundamental realizar um trabalho contínuo e coletivo para fortalecer e construir ações eficazes no combate ao racismo.


Fale Conosco pelo WhatsApp

- Mídia Kit
Jornalista responsável:
Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe